domingo, 19 de abril de 2015

Como o Club Penguin deveria terminar, uma visão de Screenhog

Olá, pinguins!

Na sequência dos últimos acontecimentos no Club Penguin, nomeadamente o dispensar de vários funcionários, Screenhog, que foi membro da equipe do Club Penguin desde os tempos em que este ainda era o Penguin Chat 3 até outubro de 2010, data em que saiu, fez uma postagem com a sua opinião de como o Club Penguin deveria acabar. Nela, entre outras coisas, ele fala de como foi a evolução do Club Penguin nos primeiros anos e anos seguintes, da situação de outros jogos e, embora ele não ache que o Club Penguin vá morrer tão cedo, ele mostra-nos a sua visão de como o Club Penguin deveria terminar.



Para lerem a tradução da postagem, cliquem abaixo em "continuar lendo" e podem ver o original da mesma, em inglês, clicando aqui.

Como o Club Penguin deveria terminar
Por Screenhog, em 17 de abril de 2015

Eu comecei a trabalhar no Club Penguin quase exatamente há 10 anos atrás (9 de maio de 2005, se você está curioso). Na época, eu não sabia o quão grande ele se tornaria ... Achei que seria um jogo no qual eu iria trabalhar por um tempo, ele iria ser apreciado por cerca de 100.000 pessoas ou mais, e então seria afastado e eu iria para algo novo. Mas, em seguida, o Club Penguin ficou enorme, e eu comecei a pensar que este mundo virtual ímpar de pinguins vestindo roupa de cor neon duraria para sempre.

Ontem foi um cair na realidade dado que um número significativo de funcionários do Club Penguin - incluindo muitos colegas próximos de mim - foram demitidos do trabalho. Nunca mais do que agora eu tive de me lembrar que todos os mundos, eventualmente, morrem, e embora eu ache que o Club Penguin estará lá nos próximos anos, não vai ser a exceção à regra. Então, eu estou colocando a mim mesmo a pergunta: como o Club Penguin vai acabar?

Para responder corretamente, devo explicar algumas coisas sobre o negócio de fazer mundos virtuais. A maioria dos mundos virtuais não ficam populares. O Club Penguin bateu as probabilidades e ficou muito popular, como mostrado neste gráfico ultra específico super-científico abaixo:


Durante os primeiros anos, o Club Penguin cresceu em popularidade, usuários, assinaturas e rendimento. (De certa forma, ele realmente cresceu rápido demais... houve mais do que uma vez, em 2006, que parecia que os servidores do Club Penguin iriam esmagar sob o peso da sua própria popularidade.) Como todas as franquias de entretenimento populares, prosperou, mas também como todas franquias de entretenimento populares, a curva de crescimento não poderia durar para sempre. Eventualmente, a curva começou a parecer-se com esta:


A curva começou a achatar-se. Ele não estava crescendo tão rápido como costumava. Se não fosse controlado, em breve começaria a deslizar, mas isso não era preocupante por si só. Na verdade, isso é completamente normal. Muitas formas de entretenimento têm este tipo de curva de ascensão e queda de popularidade; grupos musicais, programas de TV, franquias de cinema. A questão é, o que fazer a esse respeito? Se você mantivesse tudo indo normal, a curva ia cair, e nós não queríamos que isso acontecesse, por isso, foi dado um solavanco ao Club Penguin:


O que era esse "solavanco"? Bem, se fosse uma série de TV, seria algum desenvolvimento chocante ou um fim de suspense num episódio. Para um MMO, como World of Warcraft, são as expansões anuais de conteúdo que trazem enchentes de pessoas novamente. No caso do Club Penguin, havia muitos solavancos destinados a prolongar a sua vida, a popularidade e o rendimento: a adição de mais idiomas, maior ênfase na assinatura durante as festas, mercadoria em lojas, jogos de consola, chegar a celulares, etc.

Estas são todas as coisas maravilhosas na vida de qualquer produto, e elas funcionam ... por um tempo.


Eventualmente, porém, as colisões não ajudam tanto quanto elas costumavam ajudar. Medidas mais drásticas precisam ser tomadas para o jogo sobreviver. Às vezes as pessoas até perdem os seus empregos, como aconteceu ontem.

Então, e agora? O Club Penguin vai morrer? Sim. Não tão cedo, mas como eu disse, todos os mundos morrem, é apenas uma questão de como e quando. Então, qual é a melhor maneira possível para o Club Penguin acabar? Bem, o que nós não queremos é o seguinte:


Infelizmente, muitos mundos virtuais morrem dessa forma. Eles chegam a um ponto em que a editora simplesmente decide que não vale a pena mantê-los ou apoiá-los mais, e são desligados.

Acho que isso vai acontecer com o Club Penguin? Não, eu não acho, e o que eu realmente desejo para Club Penguin é que a empresa comece a planejar sua estratégia de longo prazo, de modo a que, em vez do gráfico despencando de cima, ele se pareça com este:


Outros sites estão nesta mesma situação. Webkinz, um concorrente freqüentemente citado do Club Penguin, está longe ter o auge da sua popularidade, mas não morreu. Neopets, ainda mais antigo, ainda está em funcionamento. Ultima Online - um MMO que começou em 1997 e quase desapareceu - não é só ainda continuar, mas tem alguns meses, em que ele ganha em popularidade.

Como? Como isso é possível? Como pode o Club Penguin ficar por anos e anos vindouros? Você. A comunidade de fãs do Club Penguin. A única coisa que mantém um jogo como este em curso, mais do que qualquer outra coisa, é um público comprometido. Enquanto houver número suficiente de pessoas que se preocupam com a existência de algo, seria financeiramente tolo para deixá-lo ir.

Eu não sei exatamente como o futuro do CP será, mas aqui está como eu faria isso: Primeiro de tudo, as atualizações semanais do jogo teriam de ser menores, na proporção do rendimento do jogo. Algumas das festas de alguns anos atrás, seriam trazidas de volta exatamente como eram antes; nenhum conteúdo novo estaria nelas, mas pelo menos você poderia experimentá-las novamente. Muitos itens antigos de vestuário e mobiliário estariam disponíveis novamente.

E se eu olhasse ainda mais para a frente, para os anos finais da vida do CP (que sempre acabam por vir), a população de pingüins seria menor, mas o público seria mais dedicado. Uma percentagem muito maior de pinguins seriam "veteranos", jogadores que estiveram por lá alguns anos. Os grandes eventos novidades seriam menos freqüentes, mas a substituí-los haveria festas com um senso de humor peculiar; eventos bobos que acontecem porque "por que não fazer uma festa sobre astronautas cowboy este mês?". E se finalmente chegasse a hora do Club Penguin fechar as suas portas, aquele mês final seria triste, mas alegre, como memórias são partilhadas e novos mundos preparados para nascer.

Isso é o que eu faria. Isso é o que eu espero para ele. Mas não importa como ele termina, estou confortado pelo fato de que eu era parte de algo grande que ajudou milhões de pessoas em todo o mundo a "pinguinarem" e conhecerem novos amigos.

Eu achei muito interessante a visão de Screenhog principalmente na forma como ele vê o futuro do Club Penguin, um jogo de "veteranos". Se notarem, as medidas que ele tomaria para manter o jogo por mais anos, nomeadamente o trazer de volta algumas das festas e itens antigos, não são medidas para captar novos jogadores mas sim manter os antigos, a comunidade de fãs do Club Penguin. E vocês, o acham da visão de Screenhog? Deixem-nos suas opiniões nos comentários abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário