quinta-feira, 9 de março de 2017

[Ilha do Club Penguin] Diários do desenvolvedor: experiência do usuário novato



Olá, pinguins! A equipe do Club Penguin começou uma série de postagens, no blog oficial, intituladas "Diários do Desenvolvedor", com informações sobre como foi construída a Ilha do Club Penguin, sobre os desafios que a equipe enfrentou ao longo do caminho e outras coisas que gostaríam que nós, da comunidade, soubessemos. Vejam abaixo a primeira dessas postagens que nos fala da experiência do usuário novato!


Diários do desenvolvedor: experiência do usuário novato
Gajotz, 9 de Marco de 2017

Saudações, pinguins!

A partir de hoje, publicaremos atualizações regulares para vocês ficarem em dia enquanto continuamos a construir a ilha. São informações de como construímos as partes da ilha, alguns desafios que enfrentamos ao longo do caminho e as coisas que gostaríamos que vocês da comunidade soubessem. Que tal? Ótimo!

“Mas espere!”, grita a comunidade simultaneamente: “E todo o trabalho que vocês já fizeram?”

Ótima pergunta! Para começarmos essas atualizações, primeiro falaremos do trabalho que nossa equipe já fez em nosso lançamento Geo-Beta. Que tal agora?

Observações do desenvolvedor:

PFEU! (Dica: não é nenhuma interjeição em alemão.)

A sigla PFEU significa “primeira fase da experiência do usuário”. É o que os novos jogadores veem pela primeira vez quando abrem um jogo.



A PFEU na Ilha do Club Penguin é a apresentação da ilha. Quando o jogador entra no jogo, viajará no Migrator com o Capitão Rockhopper. É um momento importante que SÓ acontece na primeira vez que o jogador entra. Essa etapa, além de dar a partida na história, também ensina alguns controles de jogo. (Vocês vão precisar porque o navio naufraga MESMO!)

Parece simples, não é? Bem, projetar uma PFEU pode ser bem complicado. Dan e Tyler, dois de nossos desenvolvedores, criaram uma coisa chamada “mapa da verdade”. O mapa da verdade é uma lista de eventos respondidos com sim ou não. Ele reflete a intensidade do processo.


Está bem, mas O QUÊ?! Não se preocupe se foi difícil de entender. Contanto que o Dan e o Tyler saibam o que significa, tudo ficará bem.

Eis uma forma mais simples de vê-lo:

O jogador está se conectando pela primeira vez? 
A. Se sim, inicie a apresentação do jogo
B. Se não, faça-o aparecer no píer

Mais adiante na PFEU, há outra pergunta que o Tyler tem que codificar:

O jogador tem três pilhas de madeira para consertar o Migrator?
A. Se sim, conserte o Migrator
B. Se não, o Rockhopper pedirá para encontrar mais madeira

A parte mais importante, porém, é deixar tudo divertido. Os projetistas trabalham com o Tyler e o Dan para ver que coisas legais eles podem colocar na PFEU. É por isso que vocês vão sair de um canhão do Migrator danificado… porque sair de um canhão é MUITO melhor do que só pular na água. O resultado é uma introdução incrível à Ilha do Club Penguin!

Agora imaginem se não tivesse nenhuma PFEU. O pinguim cairia lá, na Ilha do Club Penguin, sem velejar pelo Migrator, nem participar da primeira aventura e nem ver a barba perfeita do Rockhopper. Não faria muito sentido, não é? É por isso que planejamos um evento especial no primeiro login!

No próximo Diários do Desenvolvedor, falaremos do quanto adoramos canhões. Ok, talvez não. Mas sério, devíamos colocar uns cem canhões de boas-vindas no plaza?

Pinguinando,

-Equipe do Club Penguin
Muito legal essa nova série de postagens, não acham? Até mais!

Joaninha

Nenhum comentário:

Postar um comentário